Considerada a primeira família da Marvel, a trama do Quarteto Fantástico foi mais uma vez adaptada para os cinemas e, desta vez, a franquia parece finalmente ter acertado em cheio com o novo filme que estreou nos cinemas.
Embora o filme dirigido por Matt Shakman tenha alguns problemas, como o argumento que talvez possa ser classificado como algo “simples demais”, a produção cinematográfica tem acumulado óptimas críticas e agradado a maioria dos fãs de banda desenhada.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos é também um filme bastante diferente do género, priorizando muitas vezes o drama em detrimento das cenas de acção, que parece não ser o foco em diversas passagens do argumento. Nesse sentido, temos a valorização do ambiente familiar, explorando o convívio de parentes e os prazeres e dissabores da vida em casa.
Com Pedro Pascal interpretando Reed Richards/Senhor Fantástico, Vanessa Kirby como Sue Storm/Mulher-Invisível, Joseph Quinn vivendo Johnny Storm/Tocha-Humana, e Ebon Moss-Bachrach na pele de Ben Grimm/Coisa, Primeiros Passos traz um elenco principal coeso e cheio de química.
Esse é o maior trunfo do novo filme, que mostra os desafios dos protagonistas ao descobrirem que o planeta Terra precisa ser protegido do imponente vilão Galactus (Ralph Ineson) e sua mensageira, a Surfista Prateada (Julia Garner).
A dinâmica dos personagens funciona de forma muito divertida e tem tudo para agradar ao público, enquanto a tensão se estabelece depois que o bem-estar da relação de Reed e Sue é colocado à prova quando Galactus deseja sequestrar Franklin Richards, filho recém-nascido do casal.
Nesse momento, a opinião pública entra em cena e a criança posta como moeda de troca torna-se o centro da história. Assim, a partir das escolhas feitas pelos pais de Franklin, o destino da trama vai tomando forma rumo a um grande dilema: você abriria mão de seu filho para salvar a humanidade?
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos iniciou nova fase do MCU
Talvez alguns saiam da sessão lamentando a ausência de mais cenas de ação, ou o CGI que, vez ou outra, não pareceu dos melhores, mas dificilmente alguém ficará alheio ao que foi visto na tela, colocando-se no lugar dos integrantes do Quarteto.
A sociedade futurista proposta pelo argumento de Josh Friedman, Eric Pearson, Ian Springer e Jeff Kaplan também é algo digno de nota, rendendo uma direção de arte primorosa, com cenários muito bem trabalhados e visualmente impressionantes.
No final de contas, o balanço fica bastante positivo para o lado da Marvel, que oficialmente iniciou a sua fase 6 e deve continuar a história em 2028 – antes disso, no entanto, o Quarteto deve retornar no próximo filme dos Vingadores, previsto para 2026. Quem aí já está preparado?
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos conta ainda com as participações de Natasha Lyonne (Rachel Rozman), Paul Walter Hauser (Harvey Elder) e Sarah Niles (Lynne Nichols).
