Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
O disco homónimo dos Beatles, o popular “álbum branco”, caracterizou-se por reunir uma série de composições díspares entre si, explorando diferentes territórios musicais.

Por conta da proposta, dividiu os fanáticos, mesmo tendo sido sucesso de vendas. Alguns o consideravam longo demais, o que acabou gerando uma série de momentos exagerados.    

Para completar o cenário, uma composição brilhante de George Harrison sofreu com o desinteresse de John Lennon e Paul McCartney. Trata-se de “While My Guitar Gently Weeps”.

A ideia para a composição foi inspirada pela filosofia oriental, mas especificamente o livro chinês “I Ching”. O texto se baseia no conceito de que tudo é relativo, em oposição ao conceito ocidental de que tudo é mera coincidência.

Lembrou o “Beatle tímido” no documentário “Anthology”, conforme resgate do Far Out Magazine:
Tentamos gravá-la, mas John e Paul estavam tão acostumados a apenas tocar suas músicas que às vezes era muito difícil levar a sério uma das minhas. Não estava acontecendo. Eles não estavam levando a sério e acho que nem estavam todos tocando nela, então fui para casa naquela noite pensando: ‘bem, isso é uma pena’, porque eu sabia que a música era muito boa.

Em vez de desistir, Harrison obteve um apoio decisivo na figura do já à época icónico Eric Clapton.
No dia seguinte, eu estava dirigindo para Londres com Eric Clapton e disse: ‘O que você está fazendo hoje? Por que você não vem ao estúdio e toca essa música para mim?’ Ele disse: ‘Ah, não — eu não posso fazer isso. Ninguém nunca tocou em um disco dos Beatles, e os outros não gostariam’. Argumentei: ‘Olha, é a minha música e eu gostaria que você tocasse nela.’ Então ele aceitou. Quando o anunciei aos outros, isso fez com que todos agissem melhor. Paul assumiu o piano, tocou uma bela introdução e todos a levaram mais a sério.

“While My Guitar Gently Weeps” não chegou a ser lançada como single. Porém, isso não a impediu de se tornar um grande sucesso, especialmente por mostrar a capacidade dos Beatles de ampliar seus parâmetros técnicos, em sincronia com os caminhos que o rock passava a adotar à época.

Apesar da participação memorável, Eric Clapton não foi creditado no álbum, por conta de problemas burocráticos com as diferentes gravadoras.

Curiosamente, entre as sessões – que ocorreram entre 16 de agosto e 5 de setembro – se deu o breve período em que Ringo Starr deixou os Beatles. Quando ele retornou, a obra foi finalizada.