Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Os anos 2000 consagraram-se como um período vibrante na indústria da música, repleto de discos icónicos. Do pop ao rock, do hip-hop ao indie, artistas de diferentes estilos passaram a explorar novas possibilidades sonoras e lançaram obras que se tornaram intemporais.

A cena musical acompanhou o ressurgimento do garage rock e do punk rock, que chegaram com novas estruturas através de grupos como The Strokes e The White Stripes. Além disso, a década foi marcada pela fusão de estilos, com o rock aproximando-se da música eletrónica e do rap, e o emo foi um dos géneros de destaque, conseguindo traduzir as angústias e as emoções de uma geração.

A diversidade sonora dos anos 2000 também foi um reflexo da ascensão de bandas experimentais. Um dos protagonistas desse movimento foram os Radiohead com o emblemático álbum Kid A, em que o grupo liderado por Thom Yorke deixou a guitarra de lado em boa parte das músicas para dar prioridade às experimentações eletrónicas.

Com tantos discos de sucesso lançados naquele período, o Acclaimed Music, um banco de dados que compila listas e análises da crítica especializada mundial ao longo dos anos, usou um recurso próprio para conseguir definir quais são os melhores discos dos anos 2000.

O ranking divulgado é montado a partir de comparações feitas entre os álbuns que aparecem nas listas. E, nessas comparações, as listas dos críticos são ponderadas seguindo três fatores:

  • Semelhança com a lista geral da Acclaimed Music (ou seja, uma lista que tenha grande quantidade de álbuns com pouca aclamação ao comparar com o geral recebe um peso menor).
  • Quando a lista foi publicada (mais anos entre o lançamento do álbum/música e a data da lista dos críticos resulta em um peso maior).
  • O número total de listas de críticos incluídas na Acclaimed Music de diferentes regiões do mundo. Uma lista de críticos de uma região com um número relativamente pequeno de listas de críticos na Acclaimed Music (em relação à população da região e ao número de artistas incluídos nas listas da Acclaimed Music) recebe um peso maior.

Todos os confrontos são resumidos numa pontuação para cada disco e, em seguida, essa pontuação é ajustada de acordo com os concorrentes com os quais o álbum foi comparado.

Confira abaixo como ficou o top 10 da lista de melhores discos dos Anos 2000 de acordo com críticos de todo o mundo!

10. Jay-Z – The Blueprint (2001)
09. LCD Soundsystem – Sound of Silver (2007)
08. OutKast – Stankonia (2000)
07. Sufjan Stevens – Illinois (2005)
06. Radiohead – In Rainbows (2007)
05. The White Stripes – Elephant (2003)
04. Wilco – Yankee Hotel Foxtrot (2002)
03. Radiohead – Kid A (2000)
02. The Strokes – Is This It (2001)
01. Arcade Fire – Funeral (2004)