Mark Knopfler decidiu afastar-se das turnés. Até ao momento, a sua última grande performance aconteceu em setembro de 2019. Mas, enquanto ainda estava activo na estrada, o guitarrista costumava apresentar sucessos dos Dire Straits – banda que o consagrou. Entre as músicas, havia uma em específico que ele próprio considerava difícil de tocar.
O assunto surgiu durante entrevista à Vulture concedida no ano passado. Quando perguntado sobre um solo que representava um verdadeiro teste de resistência, o artista rapidamente mencionou “Telegraph Road”, faixa lançada em 1982 com quase 14 minutos.
Segundo Knopfler, o problema estava no modelo de guitarra utilizado para executar a introdução da música. No caso, ele optava por um modelo National Style O da década de 1930 — o que complicava tudo devido à idade do instrumento. Ele explicou:
“Algumas guitarras são bem difíceis de tocar. Tocar o começo de ‘Telegraph Road’ sempre parece complicado porque saio de uma guitarra moderna para aquele velho cavalo de batalha. Você precisa preparar as mãos para tocar uma guitarra antiga dos anos 1930. Isso faz parte do desafio dessa música, quando o próprio instrumento não quer soar bonito.”
Outro obstáculo, desta vez restrito às apresentações do passado, envolvia as luzes no palco. Antigamente, a iluminação esquentava ao ponto de causar muito calor nos músicos. Quando precisavam tocar canções mais longas, a condição tornava a performance mais desafiadora:
“Aprender a tocar essas músicas mais longas em condições diferentes — ou músicas curtas que estendíamos quando tocávamos ao vivo — antes das luzes modernas chegarem era difícil. […] As luzes antigas geravam muito calor. Estávamos sempre encharcados de suor quando saíamos do palco. O suor ardia nos olhos, aprendíamos a tocar com os olhos bem fechados. Tenho certeza de que toquei muitas músicas assim sem olhar.”
Ainda assim, “Telegraph Road” esteve entre as canções mais tocadas pelo guitarrista ao longo da sua carreira. De acordo com dados do Setlist.fm, a composição foi a quarta mais tocada por Knopfler nos shows solo.
Dire Straits e “Telegraph Road”
“Telegraph Road” é a faixa de abertura do álbum “Love Over Gold” (1982). De acordo com o Songfacts, Mark Knopfler compôs a canção enquanto viajava no autocarro de turné e passava pela Telegraph Road, uma via importante localizada no Michigan, nos Estados Unidos.
À época, ele lia “Os Frutos da Terra”, romance de Knut Hamsun, também responsável por inspirar a composição. À Vulture, o guitarrista explicou a respeito da temática abordada na música:
“Às vezes, penso em como eram os lugares no passado, como fiz em ‘Telegraph Road’. Fiquei imaginando como era essa via quando ainda era apenas um pequeno caminho ao longo da margem do lago em Michigan, há muito tempo.”
