As tabelas oficiais do país realizaram uma pesquisa (via NME) para encontrar os discos de rock mais vendidos no século 21. O resultado não é tão surpreendente assim, para quem acompanhou os últimos 25 anos.
No topo da lista ficou “American Idiot” (2004), dos Green Day. O álbum vendeu 2,6 milhões de cópias no Reino Unido desde o seu lançamento e é um marco na discografia da banda.
Em resposta à notícia, o trio declarou:
Fizemos ‘American Idiot’ como uma declaração de desafio profundamente humana – contra o medo, contra as mentiras, contra a apatia. Mas também é um álbum conceptual guiado por um personagem. Foi arriscado, foi alto, foi pessoal – e mudou tudo para nós. Vinte anos depois, o fato de que ainda ressoal, significa muito e estamos muito orgulhosos de que continue a inspirar pessoas em todo o lado.
Apenas duas bandas conseguiram aparecer mais de uma vez no top 10: os Linkin Park, com “Hybrid Theory” (2000) e “Meteora” (2003), e os Nickelback, com “Silver Side Up” (2001) e “All the Right Reasons” (2005).
O grupo inglês melhor posicionado é The Darkness. O seu disco de estreia, “Permission to Land” (2003), ficou na 3ª posição. Apenas eles e os Muse são britânicos; os demais vêm da América do Norte.
Os 10 discos de rock do século 21 mais vendidos no Reino Unido:
- American Idiot – Green Day
- Hybrid Theory – Linkin Park
- Permission To Land – The Darkness
- Fallen – Evanescence
- Black Holes & Revelations – Muse
- The Black Parade – My Chemical Romance
- Silver Side Up – Nickelback
- Meteora – Linkin Park
- All The Right Reasons – Nickelback
- Chocolate Starfish And The Hotdog Flavoured Water – Limp Bizkit
