Como meio de protesto contra o investimento de quase 635 milhões de Daniel Ek, CEO do Spotify, numa startup de inteligência artificial militar, os Godspeed You! Black Emperor foram mais uma banda a abandonar a plataforma de streaming.
Poucas semanas atrás, grupos como o King Gizzard & The Lizard Wizard também removeram as suas músicas do Spotify; neste momento, o grupo canadiano de Rock experimental está apenas com a canção “Outro” disponível no serviço, mas a diferença é que as suas músicas também saíram de outras plataformas.
Os Godspeed You! Black Emperor não emitiram um comunicado formal sobre a remoção das faixas do Spotify, e também não justificaram dizendo que um protesto seria o motivo para isso. No entanto, vale lembrar que a banda não possui redes sociais oficiais.
Como falamos acima, os GY!BE também removeram músicas do Tidal e do Deezer, como apontaram utilizadores do Reddit. Na Apple Music, apenas os dois primeiros dos oito álbuns da banda permanecem no catálogo. São eles: F# A# ∞ (1997) e Lift Your Skinny Fists Like Antennas To Heaven (2000).
No entanto, segundo a Stereogum, um representante da Kranky, a gravadora que lançou os discos citados, disse à Pitchfork que eles estavam trabalhando para retirá-los também da plataforma musical da Apple.
Atualmente, todas as músicas do Godspeed You! Black Emperor estão disponíveis para streaming ou compra somente no Bandcamp.
