A faixa, que apresenta elementos de folk, indie e rock psicadélico, foi disponibilizada junto com um clipe dirigido por Kuya Allen e Shey Allen, da Downhaus.
Anteriormente, a banda ofereceu algumas pistas sobre a sonoridade que o público poderia esperar das suas músicas. Em entrevista a Andy Riesmeyer, da KTLA (via Blabbermouth), Evan comentou sobre a direcção musical do projeto:
Crescemos a ouvir muito folk, folk americano e gostamos. Não tem nada a ver com o que nossos pais fazem. Acho que o interessante é que, na verdade, temos muitas influências em comum.Nick complementou dizendo:
Estávamos animados. Eu nunca tenho a oportunidade de fazer música americana mais crua e autêntica. Então pensamos: ‘Vamos fazer isso. Porque seria divertido.’ E aí as pessoas disseram: ‘Não, você deveria fazer isso.'O disco de estreia dos Stanley Simmons está a ser produzido por Rob Cavallo, produtor dos Green Day, que mostrou entusiasmo ao falar do trabalho:
O facto de não ter nada a ver com o som dos KISS é a primeira coisa interessante. E até o nome Stanley Simmons … E você percebe que eles são como a nova Laurel Canyon, mística, mágica. Tem uma vibe própria, muito profunda. Então, estamos animados.Ao participar do podcast Caught On The Mike, Evan e Nick também compartilharam alguns detalhes sobre a sua parceria musical. Sobre a escolha do nome “Stanley Simmons”, Evan apontou:
É engraçado quando você pensa no óbvio ângulo de marketing, é realmente engraçado para nós, ou para qualquer pessoa que conheça. Os nossos pais tocam juntos numa banda e é uma banda bem grande, o que é óptimo. Acho que é uma daquelas coisas que na internet é muito engraçado. Você lê os comentários e pensa: ‘Vocês estão tentando fazer algo original, mas usam o nome deles à boleia do sucesso deles. E eu digo: Porra, são os nossos nomes. Esse é o meu nome de baptismo.Já Nick assumiu que não deu importância à decisão, e disse que, quando o assunto da escolha do nome surgiu, a ideia parecia natural e foi inspirada em duplas e trios clássicos como Crosby, Stills & Nash, Hall & Oates e Simon & Garfunkel.
O músico ainda argumentou que a possibilidade de usar seus sobrenomes parecia coerente com o tipo de música que eles estavam a fazer naquele momento.
A dupla ainda não revelou quando o disco de estreia será lançado, então por enquanto confira o clipe de “Body Down”.
