Os instrumentistas dos Jane’s Addiction decidiram processar Perry Farrell devido à agressão cometida pelo vocalista contra o guitarrista Dave Navarro durante show em Boston, Estados Unidos, em setembro último. Navarro, o baixista Eric Avery e o baterista Stephen Perkins acusam Farrell em modo formal de sofrimento emocional, negligência e quebra de contrato pelo cancelamento da turné que acontecia na ocasião.
Dave, que sofreu os golpes, também accionou Perry por agressão física. Na somatória, Navarro, Avery e Perkins pedem indemnização de US$ 10 milhões. A informação é do TMZ.
Durante a 11ª música do mencionado show em Boston, Perry Farrell, que também é fundador do festival Lollapalooza, esbarrou de forma agressiva em Dave Navarro e ofendeu-o. O instrumentista parou de tocar para afastar o colega, que desferiu um soco antes de ser segurado por Eric Avery e membros da equipa técnica — que também o retiraram do palco.
Navarro, Avery e Perkins alegam que, na verdade, a briga em pleno palco foi apenas mais um dos vários problemas causados na turné por Farrell, já que o cantor ameaçou desistir de fazer os shows antes do primeiro compromisso, em Las Vegas. Na ocasião, o motivo para a resistência de Perry foi a decisão dos instrumentistas em vetar que a esposa do cantor, Etty Lau Farrell, dançasse durante a apresentação.
A versão está de acordo com o que Dan Cleary, técnico de guitarra de Dave, relatou em declaração recente ao seu próprio podcast, Rare Form Radio. A banda vinha utilizando dançarinas nas performances ao vivo durante as ausências de Avery e Navarro, mas quando a formação clássica de facto se reuniu para aquela turné, optaram por abdicar do recurso artístico.
Nos shows seguintes ao de Las Vegas, Perry, segundo relato de seus ex-colegas, surgiu várias vezes embriagado e comprometia a performance, inclusive com divagações longas e sem sentido entre as canções. A situação chegou ao ápice no evento de Boston. Farrell chegou a retratar-se publicamente, mas em entrevistas posteriores, Navarro deixou claro que o grupo havia encerrado actividades em definitivo após o episódio.
A volta dos Jane’s Addiction
Fazia pouco tempo que os Jane’s Addiction haviam voltado a realizar shows com formação original. Em 2022, Avery retornou à banda após 14 anos de ausência. Logo em seguida, Navarro passou a enfrentar problemas de saúde por conta da covid-19 de longo prazo que pegou em 2021. Foi substituído até o início de 2024 por Josh Klinghoffer (ex-Red Hot Chili Peppers, músico de apoio dos Pearl Jam e Eddie Vedder).
Em julho de 2024, o quarteto original lançou a primeira música em 34 anos. “Imminent Redemption” vinha sendo tocada ao vivo antes de ganhar sua versão em estúdio. Dois meses depois, a faixa “True Love” chegou a público.
