Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Quando Joel Korte e os seus colegas lançam um novo pedal de efeitos, já se tornou praticamente um acontecimento. Desta vez, uniram forças com a Analog Man – sim, A Analog Man, a empresa conhecida pelo lendário King of Tone. Ou, neste caso, com o Chase Bliss Brothers AM. E o que saiu desta colaboração?

Em 2017, o mundo era um lugar diferente. O “Despacito” estava em todo o lado, tal como os fidget spinners. E foi também o ano em que surgiu o Brothers, o primeiro pedal de overdrive da Chase Bliss. Na altura, o mercado de pedais era mais pequeno, mais “boutique”, mais de nicho.

Para os fãs da Chase Bliss, o Brothers foi uma surpresa, já que o fabricante até então não demonstrava grande interesse por pedais de distorção. Mas o sucesso comercial falou por si. Nos anos seguintes, pedais como o poderoso Preamp MKII, o original Condor e a sua reedição Condor HiFi, ou o exclusivo americano Dirt Bird, conquistaram os corações dos fãs de overdrive. Comparado com esses, no entanto, o Chase Bliss Brothers AM é uma história completamente diferente.

Chase Bliss Brothers AM: Agora com um Sabor a King of Tone
Nesta nova versão, a CB juntou-se a ninguém menos que Mike Piera, o cérebro por trás da Analog Man. King of Tone, alguém? Para os menos familiarizados: o King of Tone é considerado praticamente o Santo Graal dos pedais de overdrive. Se encomendares um diretamente à Analog Man, vais parar a uma lista de espera. Isto porque o pedal é feito à mão, com componentes raríssimos. E facilmente podem passar cinco a sete anos até o receberes.

Isso levou a preços ridiculamente altos no mercado de usados (como o Reverb), muitas vezes na casa dos milhares de euros. No entanto, os donos de um King of Tone não precisam de se preocupar com concorrência direta do Chase Bliss Brothers AM. O próprio fabricante descreve o pedal como um “contraponto” ao KoT, claro, com os típicos extras da Chase Bliss.



Triple Double
No essencial, o Chase Bliss Brothers AM é semelhante ao seu antecessor – um pedal de overdrive com dois canais. Em cada um, é possível ajustar o tipo de distorção (boost, overdrive ou distortion), o ganho e o timbre separadamente. O sinal do canal 1 passa para o canal 2, permitindo empilhar os overdrives ou usar um boost para empurrar o sinal para a distorção.

Além de interruptores de três posições para os modos de distorção de ambos os canais, há também um interruptor central para adicionar agudos (treble boost). O Brothers AM inclui ainda um modo oculto que permite ajustar a presença de cada canal (através dos controlos de tom). Para além disso, é possível guardar definições como presets, que podem ser acedidos via MIDI (ou através do pequeno interruptor entre os pedais de pé).

Há ainda uma série de pequenos interruptores DIP na parte superior do pedal – um clássico nos pedais CB. Aqui, podes definir quais os parâmetros a controlar por MIDI e ativar modos adicionais. Novidades em relação ao modelo anterior incluem os modos Pres Link e Master. Ao ativar o Pres Link, os controlos de tom passam a ajustar também a presença. E com o modo Master, o controlo de volume do segundo overdrive passa a controlar o volume de saída do pedal – algo que ajuda a evitar saltos de volume ao empilhar os canais.

Quanto custa o Chase Bliss Brothers AM?
O Chase Bliss Brothers AM já está disponível na loja do fabricante por 469 €.