Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
O actor norte-americano Val Kilmer morreu nesta terça-feira (1), aos 65 anos, em Los Angeles. De acordo com a sua filha Mercedes, ele não resistiu a uma pneumonia.


Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com cancro na garganta e chegou a recuperar da doença, mas teve a carreira interrompida devido a uma traqueostomia que afectou as cordas vocais.

Grande ícone de Hollywood nos anos 1980 e 1990, Val Kilmer foi um dos actores mais requisitados nessa época, oferecendo uma amplitude de papeis que dá inveja a qualquer estrela da atualidade. No entanto, seu temperamento difícil nos bastidores prejudicou algumas produções e deu-lhe uma fama não muito boa.

O site Collider elegeu os 12 melhores filmes da carreira de Val Kilmer, um guia ideal para quem não conhece a filmografia do actor para além dos blockbusters Top Gun e Batman. Esse é um dos clássicos casos em que as obras envelheceram bem, assim como o legado do artista!

1 – Top Secret (1984) - https://www.imdb.com/title/tt0088286
É uma pena que Val Kilmer não tenha feito muitas comédias, pois ele tinha muito potencial. Top Secret, o seu filme de estreia, é um dos filmes de espionagem mais engraçados da década de 1980, realizado pelos mesmos criadores de Aeroplano. A produção foi uma excelente sátira aos filmes de Segunda Guerra e ícones pop como Elvis Presley.

2 – Real Genius (1985) - https://www.imdb.com/title/tt0089886
Numa época muito rica em comédias adolescentes (Regresso ao Futuro, The Breakfast Club, por exemplo), Val Kilmer estrelou uma pérola chamada Academia de Génios. A história passa-se numa escola para jovens com altas habilidades que participavam no desenvolvimento de um laser de alta precisão. Apesar de não ser um género muito comum no seu currículo, a comédia foi mais uma área em que Val Kilmer se deu bem.

3 – Top Gun: Ases Indomáveis (1986) - https://www.imdb.com/title/tt0092099
O grande blockbuster que elevou Val Kilmer ao status de estrela foi Top Gun: Ases Indomáveis. Sua actuação como o antagonista Tom “Iceman” Kazansky, colocou-o em patamar de igualdade com Tom Cruise e criou uma das maiores rivalidades da ficção na década de 1980. Apesar de ter aquele tom de propaganda militar para atrair o público jovem, Top Gun sobreviveu bem ao passar do tempo. Val Kilmer inclusivé teve uma rápida participação na continuação Top Gun: Maverick (2022), já debilitado após o seu problema de saúde.

4 – Willow: Na Terra da Magia (1988) - https://www.imdb.com/title/tt0096446
Willow foi um grande flop na época, mas ganhou o status de filme de culto a ponto de ter uma continuação no formato de série. No entanto, o fracasso retornou e a produção não apenas foi cancelada, mas até removida da Disney+. O filme foi produzido por George Lucas e era uma grande mistura de O Senhor dos Aneis com Star Wars.

5 – The Doors: O Mito de uma Geração (1991) - https://www.imdb.com/title/tt0101761
A biografia da banda The Doors foi polémica desde o seu lançamento, mas o desempenho de Val Kilmer como Jim Morrison nunca entrou em discussão. O brilho do actor acabou ofuscado pela forma como o director Oliver Stone abordou a história do lendário grupo de rock, com liberdades criativas discutíveis. Mas uma coisa é indiscutível: Kilmer é sem dúvida o que esse filme tem de melhor.

6 – Thunderheart (1992) - https://www.imdb.com/title/tt0105585
Esse drama é uma obra interessante e geralmente passa despercebida até mesmo na filmografia de Val Kilmer. Coração de Trovão inspirou-se na história real do incidente de Wounded Knee, em 1973, quando integrantes armados do Movimento Indígena Americano tomaram a reserva de Wounded Knee, em Dakota do Sul, em protesto contra a política do governo dos EUA em relação aos nativos americanos.

7 – True Romance (1993) - https://www.imdb.com/title/tt0108399
A participação de Val Kilmer em True Romance foi tão bizarra que deu a volta e se tornou sensacional. O protagonista era Clarence Worley (Christian Slater), que acabou envolvido numa confusão depois que começou um romance com Alabama Whitman (Patricia Arquette) e eles fugiram com uma mala de drogas que pertencia ao vilão Drexl Spivey (Gary Oldman). O filme foi dirigido por Tony Scott e escrito por Quentin Tarantino, além de contar com a participação de estrelas como Dennis Hopper, Christopher Walken, Brad Pitt e James Galdolfini.

8 – Tombstone (1993) - https://www.imdb.com/title/tt0108358
Para coroar a versatilidade de Val Kilmer, um western. Tombstone conta a história de Wyatt Earp, justiceiro que virou uma figura lendária na história dos Estados Unidos. Kilmer interpretou Doc Holliday, amigo de Wyatt, que foi vivido por Kurt Russell. As actuações de Russell e Kilmer só melhoraram com o tempo e esse tornou-se um clássico. Uma pérola na filmografia do actor.    

9 – Heat (1995) - https://www.imdb.com/title/tt0113277
Foram tantos filmes policiais nos anos 1990 que, para se destacar na multidão, os melhores tinham que ser realmente bons. Esse é o caso de Cidade Sob Pressão, no qual Val Kilmer contracenou com as lendas Robert De Niro e Al Pacino. A trama acompanhou a investigação de um roubo milionário que resultou na morte de três policias. Esse tornou-se um dos filmes de assaltos mais influentes de todos os tempos, e vale a pena revisitar.

10 – Batman Forever (1996) - https://www.imdb.com/title/tt0112462
Val Kilmer herdou uma posição ingrata ao assumir o papel de Batman em Batman Forever. A Warner tinha demitido o realizador Tim Burton, responsável pelos dois primeiros filmes de grande orçamento do herói, e forçou a criação de uma versão do homem-morcego mais fácil de comercializar. Assim, Kilmer acabou não sendo ovacionado como Christian Bale, nem ridicularizado como George Clooney, e o resultado foi um Batman que ficou na média, ofuscado pelo estilo hiperbólico do realizador e pelo guião que não ajudou. 

11 – O Príncipe do Egipto (1998) - https://www.imdb.com/title/tt0120794
Uma das animações mais espectaculares dos anos 1990 dentre as que não pertenciam à Disney, O Príncipe do Egipto teve Val Kilmer como voz de Moisés, além do papel não creditado no qual ele foi a voz de Deus. O filme da DreamWorks é um marco das animações da época e ganhou um significado ainda maior com o tempo, uma vez que a ferramenta de trabalho de Val Kilmer foi justamente a sua voz, que ele não conseguiria utilizar mais no futuro.

12 – Kiss Kiss, Bang Bang (2005) - https://www.imdb.com/title/tt0373469
O filme dirigido por Shane Black foi um marco na retomada da carreira de Robert Downey Jr., mas não teve o mesmo efeito com Kilmer, que já aparecia mais em filmes de baixa qualidade nessa época, inclusivé com lançamentos directo em video. Em Kiss Kiss, Bang Bang porém, a química entre os protagonistas foi um dos grandes segredos para o projecto funcionar.