Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Em muitas bandas, é comum haver dois guitarristas, com funções divididas entre solo e base. Mesmo quando não há dois membros “fixos”, acaba sendo frequente a contratação de um segundo músico ao menos para as apresentações ao vivo. Esse, porém, não foi o caso dos Led Zeppelin.

Jimmy Page ficou como o único responsável pelo instrumento de seis cordas. E há um motivo para isso. 

Durante entrevista à Trouser Press em 1977 (via American Songwriter), o músico mencionou o desafio de tocar certas músicas ao vivo devido às diferentes partes de guitarra, como “Achilles Last Stand”. Keith Richards e Ronnie Wood, guitarristas dos Rolling Stones, tiveram a mesma impressão quando assistiram a uma apresentação da banda, como relembrado:  “Quando Ronnie Wood e Keith Richards nos ouviram tocar, Keith disse: ‘vocês deviam contratar outro guitarrista… você está ficando rapidamente conhecido como o guitarrista mais sobrecarregado do ramo’.”

Apesar do conselho, a ideia nunca tomou forma pela seguinte razão: a provável recepção negativa do público: “Às vezes eu adoraria contratar outro guitarrista. Mas isso simplesmente não pareceria bom para o público.”

Conversando com a Ultimate Classic Rock (via Ultimate Guitar) em 2015, Page relembrou a fala do colega de profissão. Na ocasião, também aproveitou para deixar claro que ser o único guitarrista dos Led Zeppelin não o incomodava:  

“Sim, Keith sugeriu [contratar um segundo guitarrista]. Porque [os Stones] já tinham tido segundos guitarristas na banda. Desde que comecei a tocar guitarra, quando eu era garoto, sempre estive em bandas com apenas baixo, bateria e guitarra, até entrar para os Yardbirds. E então os Yardbirds voltaram a ser apenas baixo, bateria, guitarra e vocalista. Então eu já estava meio acostumado com isso, meio que preenchendo as partes da guitarra.”

Sobre os Led Zeppelin
Os Led Zeppelin existiram oficialmente entre 1968 e 1980, encerrando após o trágico falecimento do baterista John Bonham. Posteriormente, reuniram-se em eventos especiais, sem jamais retomar actividades em tempo integral. Jimmy Page e Robert Plant ainda realizaram um projeto em dupla nos anos 1990.

A banda consagrou-se como uma das mais influentes e inovadoras da história da música popular. Até hoje, estima-se que os seus discos tenham vendido acima de 200 milhões de cópias em todo o planeta.