Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Na próxima terça-feira (17), começa no centro histórico de Ferrara, na Itália, o Ferrara Summer Festival. Com o intuito de trazer uma extensa programação de espetáculos musicais ao longo de vários dias, o evento contará com nomes como Slipknot, Judas Priest e Lynyrd Skynyrd no lineup. Um político conservador italiano, contudo, não quer que tais bandas toquem.

Segundo o jornal local Estense (via Whiplash), Alcide Mosso, vereador do partido de extrema direita Liga Norte entre 2019 e 2024, enviou uma carta formal à prefeitura de Ferrara mostrando repúdio às apresentações. No documento, alega que o festival “inclui bandas de rock e heavy metal cujas imagens e vídeos remetem claramente ao satanismo”. 

Para exemplificar a questão, citou o nome do Slipknot (em tradução livre, “nó corrediço”), o descrevendo como “uma incitação ao suicídio”. Ainda destacou no texto que a performance dos grupos poderia representar “perigos” à mentalidade dos jovens.

Um trecho em específico diz: 
“As mensagens satânicas são evidentes: são imagens e representações dos piores filmes de terror, números, palavras. Assim, é difundida uma cultura de morte, exibicionista, egoísta e violenta, que invade as mentes e os comportamentos de milhares de jovens. […] Acredito que seja legítimo questionar qual efeito esse tipo de espetáculo pode ter sobre um menor.”

Sendo assim, Mosso pediu que “as autoridades religiosas, cristãs e não-cristãs façam tudo o que estiver ao seu alcance para alertar todos os cidadãos”. Além disso, que o governo municipal “retire qualquer forma de contribuição pública a quem promove esse tipo de espetáculo”. 

Também solicitou que a entrada seja permitida apenas para maiores de idade ou, pelo menos, menores acompanhados de um responsável. Vale mencionar que o próprio site do Ferrara Festival “desaconselha fortemente” a presença de crianças menores de quatro anos de idade e atesta que menores de 18 anos só podem participar do evento junto de um adulto.