A cena musical dos anos 90 foi marcada pela diversidade de géneros, que contemplou tanto os lançamentos de novos talentos como de artistas da década anterior que continuaram a lançar trabalhos de sucesso naquela época.
O pop teve um papel de destaque nos anos 90, através de artistas como Madonna e Michael Jackson, assim como as obras de R&B e hip-hop lançadas por lendas como Dr. Dre, Tupac Shakur, Mariah Carey e outros, mas sabemos que o grunge e o rock alternativo foram alguns dos maiores fenómenos daquele período.
A cena viu bandas como Nirvana e Pearl Jam redefinirem o rock com letras intensas e uma sonoridade crua, enquanto grupos como Radiohead e R.E.M. começaram a apostar em sons mais experimentais.
Com tantos sucessos lançados naquele período, o Acclaimed Music, um banco de dados que compila listas e análises da crítica especializada mundial ao longo dos anos, usou um recurso próprio para conseguir definir quais são os melhores discos dos Anos 90.
O ranking divulgado é montado a partir de comparações feitas entre os álbuns que aparecem nas listas. E, nessas comparações, as listas dos críticos são ponderadas seguindo três fatores:
Semelhança com a lista geral da Acclaimed Music (ou seja, uma lista que tenha grande quantidade de álbuns com pouca aclamação ao comparar com o geral recebe um peso menor).
Quando a lista foi publicada (mais anos entre o lançamento do álbum/música e a data da lista dos críticos resulta em um peso maior).
O número total de listas de críticos incluídas na Acclaimed Music de diferentes regiões do mundo. Uma lista de críticos de uma região com um número relativamente pequeno de listas de críticos na Acclaimed Music (em relação à população da região e ao número de artistas incluídos nas listas da Acclaimed Music) recebe um peso maior.
Todos os confrontos são resumidos em uma pontuação para cada disco e, em seguida, essa pontuação é ajustada de acordo com os concorrentes com os quais o álbum foi comparado. De seguida, confere como ficou esse ranking “definitivo” para álbuns dos anos 90!
10 – U2 — Achtung Baby (1991)
09 – DJ Shadow — Endtroducing… (1996)
08 – Portishead — Dummy (1994)
07 – Jeff Buckley — Grace (1994)
06 – My Bloody Valentine — Loveless (1991)
05 – Beck — Odelay (1996)
04 – R.E.M. — Automatic for the People (1992)
03 – Massive Attack — Blue Lines (1991)
02 – Radiohead — OK Computer (1997)
01 – Nirvana — Nevermind (1991)
