Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Não é segredo que os Beatles e os Rolling Stones mantinham uma relação marcada por uma pitada de rivalidade mediática — ainda que os integrantes cultivassem também uma amizade. Apesar da concorrência, Mick Jagger já afirmou que os Fab Four eram “tão grandes que era impossível competir com eles”. Ao mesmo tempo, porém, o vocalista reconheceu que o grupo tinha um ponto fraco.

Durante uma entrevista à Rolling Stone em 1995 (via American Songwriter), o cantor foi convidado a opinar sobre a reputação do saudoso John Lennon. Ao responder `a pergunta, aproveitou para criticar as apresentações ao vivo dos Garotos de Liverpool que, nas suas palavras, não eram tão boas.

Mencionando o tamanho da fama dos colegas, ele declarou: 

“Eles certamente não eram uma grande banda ao vivo. Talvez fossem nos tempos dos Cavern, quando estavam começando como uma banda de casas noturnas. Tenho a certeza de que eram hilariamente engraçados. E realmente tinham uma presença de palco muito boa. Mas, no que diz respeito ao mundo moderno, não eram uma grande banda de performance. Mas eles merecem essa reputação fantástica que possuem? Eles eram os Beatles. Foram pioneiros, revolucionários, e isso é difícil de superestimar.”

Em entrevista de 2020 à Zane Lowe, Jagger trouxe uma opinião mais branda. Na ocasião, o vocalista deixou claro que achava os shows dos Beatles “óptimos”, por mais que não tenham tido a oportunidade de realizar grandes turnés, e apontou a maior distinção entre os Fab Four e o seu próprio grupo:

“A diferença é – falando seriamente – que os Rolling Stones são uma grande banda de shows em outras décadas e outras áreas enquanto os Beatles nunca fizeram uma turné de arenas. Eles acabaram antes desse negócio das grandes turnés começar. Não começou antes do fim dos anos 1960. A primeira grande turné foi em 1969. Os Beatles faziam um ótimo show. Eu estive num deles, no Shea Stadium (em Nova York). Mas quando os Stones seguiram, começamos a fazer shows em estádios nos anos 1970 e fazemos até hoje. A grande diferença entre essas duas bandas é: uma banda está, inacreditavelmente e com sorte, ainda tocando em estádios. E a outra banda não existe.”

A relação entre Rolling Stones e Beatles
Os integrantes dos Beatles e Rolling Stones também colaboraram profissionalmente. Brian Jones, falecido guitarrista dos Stones, tocou saxofone na faixa “You Know My Name (Look Up The Number)”, lançada pelos Fab Four como B-side do single “Let It Be” em 1970.

Na biografia “Many Years from Now” (1997), Paul McCartney descreveu a música como a sua favorita dos Fab Four e detalhou o momento de gravação com Jones, em 1967 (via Far Out Magazine):

“Ele chegou a Abbey Road usando um grande casaco do Afeganistão. Ele estava muito nervoso naquela noite porque estava entrando numa sessão de gravação dos Beatles, a ponto de tremer e de acender vários cigarros. Eu gostava muito de Brian, pensei que seria divertido trabalhar com ele e naturalmente pensei que ele traria uma guitarra e tocaria lentamente, uma boa guitarra base, uma guitarra de doze cordas, algo assim. Mas para nossa surpresa ele trouxe seu saxofone. Ele abriu o case do saxofone e começou a aquecer, tocando um pouco.”

“We Love You”, dos Stones, também de 1967, contou com John Lennon e Paul McCartney nos vocais de apoio. Há indícios ainda de que Mick Jagger contribuiu com sua voz em “Baby You’re A Rich Man”, disponibilizada no mesmo ano pelos Beatles, já que seu nome aparece numa das fitas de gravação.

Em junho de 2022, durante o primeiro show dos Rolling Stones em Liverpool em 51 anos, a banda tocou “I Wanna Be Your Man”, composição de Lennon e McCartney. Os Stones receberam a faixa de presente e lançaram-na como single em 1963, enquanto os Fab Four registaram a sua versão no álbum “With the Beatles”, disponibilizado no mesmo ano.

Mais recentemente, Macca apareceu no “Hackney Diamonds” (2023), disco dos Stones. O músico tocou baixo na faixa “Bite My Head Off”.