Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
A cena de Marty McFly (Michael J. Fox) empunhando uma guitarra durante a performance de “Johnny B. Goode”, clássico de Chuck Berry, é um dos grandes momentos da trilogia “Regresso ao Futuro”. O que nem todos sabem é que, de facto, há um elemento “do futuro” ali: no caso, a própria guitarra, uma Gibson modelo ES-345.

A icónica cena acontece no primeiro filme da saga, lançado em 1985, mas que se passa em diversos períodos da história. O trecho com o instrumento passa-se em 1955. Acontece que a Gibson ES-345 só foi lançada oficialmente três anos depois — e ainda não existia no ano em que aquela parte do filme acontece.

Quem explica melhor a confusão é Norman Harris, colecionador e especialista em guitarras vintage, que alugou o instrumento para a produção do filme. Em entrevista ao guitarrista Joe Bonamassa (via Guitar World), Harris contou ter alertado sobre a temporalidade da peça, mas foi ignorado pela produção.

Ele disse:

O aderecista veio até nós porque eles sabiam que tínhamos guitarras de certos períodos. E originalmente eles vieram e disseram: ‘Queremos alguma vermelha com uma alavanca. É 1955’. Então eu disse: ‘Bem, talvez uma Stratocaster, ou certamente guitarras Gretsch, que têm (pontes) Bigsby’. Eles vieram e o director de arte escolheu outra guitarra – uma ES-5. Então, no dia em que eles iam filmar, quem quer que estivesse no comando disse: ‘Espere um segundo! Eu quero uma guitarra vermelha com vibrato…’ então eles voltaram para nós, devolveram a ES-5 e pegaram essa ES-345.

A guitarra foi procurada para aparecer também em “De Volta Para o Futuro – Parte 2”, em 1989. Foi nesse momento que veio uma surpresa.