A música, que conta com a produção de Nick Raskulinecz, conhecido por trabalhar com nomes como Deftones e Foo Fighters, marca também o primeiro lançamento do grupo pela sua mais recente gravadora, a Alchemy Records, cofundada pelo promotor de festivais Danny Wimmer.
Recentemente, Shannon Gunz, esposa do vocalista Chad Gray, sugeriu que mais de uma faixa havia sido mixada, o que significaria outros lançamentos previstos para breve. Ao comentar o retorno de seu grupo, Gray declarou (via ThePRP):
Acho que escrevi esta música como um lembrete para mim mesmo sobre quebrar o ciclo. Nós criamos nosso próprio sofrimento, nossa própria dor. É hora de criarmos amor-próprio e nos livrarmos da dor. Ela nunca foi nossa, para começo de conversa.
Quem sabe um álbum completo esteja aí? Enquanto isso, ouça “Hurt People Hurt People”!
O novo single precede a iminente turné dos 25 anos do álbum de estreia L.D. 50 (2000), e a excursão contará com o Static-X celebrando as duas décadas e meia de seu primeiro disco, Wisconsin Death Trip (2000).
Para a abertura da turné, eles convidaram os Vended, banda de Metal alternativo formada pelos filhos de Corey Taylor e Shawn Crahan, dois dos membros da formação atual dos Slipknot.
