Para o cantor, o formato actual da plataforma funciona como um “incentivo à trapaça”, já que artistas ou bandas optam por burlar o sistema na tentativa de se destacar para os ouvintes.
Citando a Apple Music como exemplo, Russ escreveu:
O Spotify deveria remover a exibição pública de contagens de ouvintes e transmissões. É um catalisador para comparações prejudiciais. Cria métricas enganosas como ‘ouvintes mensais’ e incentiva as pessoas a trapacear para inflacionar a percepção de popularidade. Ocultar os números reduziria a pressão para competir com métricas não autênticas e incentivaria o foco na música em si. Veja o Apple Music… não há nenhuma conversa sobre o desempenho da música lá ou se as transmissões são falsas… porque você não sabe!! [risos] como deveria ser. Não é da conta de ninguém como a música está se saindo, excepto do artista e de sua equipe. Vivemos numa época estranha em que todos se sentem no direito de saber da vida de todos por causa das redes sociais. Eu entendo: na perspectiva do Spotify, ter os números públicos torna isso um "engodo", o que por sua vez impulsiona o engajamento.
Seria uma mudança interessante?
Noutro "tweet", Russ reforçou o seu argumento explicando por que as impressões registadas no Spotify podem não refletir a realidade. Por fim, o rapper reforçou a informação de que bastam apenas 30 segundos de audição para que qualquer pessoa seja considerada um ouvinte mensal de determinado artista disponível no Spotify:
Ouvintes mensais são essencialmente impressões mensais. Não se trata de ‘quantas pessoas te ouvem e são fãs’. Alguém poderia ter uma playlist no modo aleatório, sua música tocou e, de repente, essa pessoa a ignorou. Essa pessoa seria contabilizada como ouvinte mensal. Pare de usar essa métrica para tentar decifrar quantos fãs as pessoas têm. São literalmente apenas impressões, [risos].30 segundos é o tempo que uma música precisa tocar para ser contada, o que significa que se você tem uma lista de reprodução aleatória e pula uma música depois de 30 segundos, você é tecnicamente um ouvinte daquele artista, [risos], mesmo que não tenha procurado a música dele nem continuado ouvindo depois de 30 segundos.
Já pensou sobre isso?
