Os Helloween lançaram o single “This is Tokyo” nas plataformas digitais. Lançada com videoclipe, a faixa serve como anúncio inaugural do décimo sétimo álbum de estúdio do grupo, “Giants & Monsters”, que chega a público dia 29 de agosto pela Reigning Phoenix Music (RPM).
Em nota, o vocalista Andi Deris comenta sobre a música:
“Sempre quis compor essa música. O Japão tem um papel especial na minha vida porque foi lá que alcancei os meus primeiros grandes sucessos. Eu queria criar uma homenagem ao Japão há algum tempo e finalmente encontrei a letra certa. Como ‘Tóquio’ soa melhor que ‘Japão’, a cidade representa um país inteiro que é muito importante para mim.”
Com 10 faixas, “Giants & Monsters” é o primeiro trabalho da banda a ser disponibilizado pela RPM. Também sucede “Helloween” (2021), primeiro de inéditos desde o início da formação septeto, com os retornos do vocalista Michael Kiske e do guitarrista/vocalista Kai Hansen.
A respeito do material, o vocalista Andi Deris descreveu as canções como “positivas” e “rápidas”, sendo uma delas uma balada. Conversando com o canal MariskalRockTV em dezembro (via Blabbermouth), o cantor afirmou:
“Acho que temos muitas músicas ótimas, com certeza. Refrões superlegais, muitos momentos positivos para cantar junto. Tenho que dizer que é um álbum muito positivo. Eu diria que 80% do álbum é superpositivo. Às vezes muito rápido e pesado, mas positivo. Tem uma boa energia. E temos uma balada. Finalmente, temos uma balada.”
Já para o The Metal Command, o artista, ao comparar o novo disco com o antecessor, afirmou que o trabalho é “menos agressivo” e mais divertido. Ressaltando que o projeto mostra um lado mais feliz da banda, pontuou:
“É muito, muito positivo, então eu diria que mostra um Helloween mais feliz do que no outro álbum. Não é tão agressivo quanto o último álbum, que foi legal [..]. O último álbum, para mim, foi ótimo de ouvir — era agressivo, pesado, complexo em alguns momentos — mas depois de ouvi-lo, eu precisava de uma pausa. Foi exaustivo. Eu adorei, e ainda adoro, mas ele exige bastante [de quem está ouvindo]. Acho que o próximo álbum será muito mais fácil de ouvir, acho que muito mais divertido para cantar junto.”
