Os Helloween anunciaram oficialmente o lançamento do seu décimo sétimo álbum de estúdio. “Giants & Monsters” chega a público no dia 29 de agosto pela Reigning Phoenix Music (RPM).
Com 10 faixas, o disco marca o primeiro trabalho disponibilizado pela editora. Também é responsável por suceder “Helloween” (2021), primeiro de originais desde os retornos do vocalista Michael Kiske e do guitarrista/vocalista Kai Hansen.
Como divulgado anteriormente, as gravações começaram no ano passado. Na última quarta-feira (9), Kai já havia confirmado que o material estava misturado e finalizado e publicou trechos de algumas das músicas.
A respeito do material, o vocalista Andi Deris descreveu as canções como “positivas” e “rápidas”, sendo uma delas uma balada. Conversando com o canal MariskalRockTV em dezembro (via Blabbermouth), o cantor afirmou:
“Acho que temos muitas músicas ótimas, com certeza. Refrões superlegais, muitos momentos positivos para cantar junto. Tenho que dizer que é um álbum muito positivo. Eu diria que 80% do álbum é superpositivo. Às vezes muito rápido e pesado, mas positivo. Tem uma boa energia. E temos uma balada. Finalmente, temos uma balada.”
Já para o The Metal Command, o artista, ao comparar o novo disco com o antecessor, afirmou que o trabalho é “menos agressivo” e mais divertido. Ressaltando que o projeto mostra um lado mais feliz da banda, pontuou:
“É muito, muito positivo, então eu diria que mostra os Helloween mais felizes do que no outro álbum. Não é tão agressivo quanto o último álbum, que foi legal [..]. O último álbum, para mim, foi ótimo de ouvir — era agressivo, pesado, complexo em alguns momentos — mas depois de ouvi-lo, eu precisava de uma pausa. Foi exaustivo. Eu adorei, e ainda adoro, mas ele exige bastante [de quem está ouvindo]. Acho que o próximo álbum será muito mais fácil de ouvir, acho que muito mais divertido para cantar junto.”
