Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR

Finalmente: os Gorillaz estão de volta e prontos para escalar novas alturas musicais com o anúncio de seu nono álbum de estúdio – The Mountain, com lançamento marcado para 20 de março de 2026!

Para aguçar a curiosidade dos fãs, o grupo acaba de lançar o primeiro single dessa nova era.

“The Happy Dictator” é uma colaboração eletrizante e única com a icônica dupla Sparks. A música serve como um convite intrigante para a paisagem sonora expansiva que The Mountain promete ser, provando a capacidade da banda em se reiventar.

Misturando a irreverência característica do grupo com a genialidade peculiar dos Sparks, a faixa é um prenúncio do que o baterista Russel Hobbs descreveu como uma “meditação musical impregnada de luz. Uma jornada da alma, com batidas…”, refletindo a temática do álbum, que se propõe a ser uma “playlist para uma festa na fronteira entre este mundo e o que quer que venha a seguir, explorando a jornada da vida e a emoção de existir.”

The Mountain surge como uma obra ambiciosa, composta por 15 faixas que encapsulam a essência colaborativa dos Gorillaz. A lista de artistas e colaboradores é, como de costume, extraordinária, incluindo nomes como Ajay Prasanna, Bizarrap, IDLES, Johnny Marr, Sparks, Trueno e muito mais.

O projeto também presta homenagem a amigos e colaboradores do grupo, com participações póstumas de Bobby Womack, Dave Jolicoeur, Dennis Hopper, Mark E Smith, Proof e Tony Allen, tecendo um tapete sonoro que atravessa gerações e culturas.

Produzido pelos Gorillaz e com toques de James Ford, Samuel Egglenton, Remi Kabaka Jr. e Bizarrap, The Mountain foi gravado no Studio 13 em Londres, além de extensas sessões na Índia (Mumbai, Nova Déli, Rajasthan e Varanasi), e também em Ashgabat, Damasco, Los Angeles, Miami e Nova York – mas a diversidade geográfica não se restringe aos locais de gravação.

Afinal, o álbum contará com artistas cantando em cinco idiomas: árabe, inglês, hindi, espanhol e iorubá, solidificando a visão global da banda.

A jornada do quarteto animado para a Índia é um ponto central da narrativa do álbum e da sua estética visual. O artista Jamie Hewlett – mente por trás do universo visual dos Gorillaz – ilustra o mundo de The Mountain com uma “complexidade detalhada e bela, por meio de uma série de imagens desenhadas à mão que retratam Murdoc, Noodle, Russel e 2D durante seu tempo na Índia trabalhando no novo álbum”. Essa arte estará disponível num livro e uma colecção de impressões a serem lançadas brevemente.

As circunstâncias agora colocam Murdoc, Russel, 2D e Noodle tendo chegado a Mumbai com a ajuda de quatro passaportes falsos fornecidos por um conhecido de negócios de Murdoc em Nova York. A banda virou as costas para o estrelato pop internacional, com nossos heróis agora imersos nos ritmos da criação musical mística, enquanto navegam pelo terreno montanhoso dessa coisa chamada vida.

The Mountain estará disponível em diversos formatos, incluindo download digital, CD (padrão e deluxe com faixas ao vivo), vinil (padrão e edição com livro de capa dura) e uma caixa de colecionador em edição limitada.