Chico Buarque e Gilberto Gil, dois mestres da música brasileira, acusaram Paz Lenchantin, ex-baixista da banda Pixies, de plágio.
Através da Sony Publishing, os músicos notificaram a gravadora da musica argentina-americana por conta da semelhança entre a melodia do clássico “Cálice”, composto por Gil e Chico e lançado em 1979, e a faixa “Hang Tough”. A informação foi confirmada à CNN pela assessoria de Gil.
A música em questão foi lançada no último dia 18 de agosto e serviu como primeira amostra do disco a solo de estreia de Lenchantin. O álbum, intitulado Triste, está previsto para ser lançado em 17 de outubro.
Após a nova música de Paz Lenchantin ser compartilhada no YouTube, muitos internautas brasileiros fizeram comparações entre “Hang Tough” e “Cálice” nos comentários do vídeo e ainda criticaram a postura da cantora.
Enquanto um internauta apontou que esse “é o caso mais claro de plágio” que já viu, outro decidiu fazer uma contextualização em inglês da música de Gil e Chico, dizendo:
“‘Cálice’ não é uma música qualquer. É uma obra-prima de dois titãs vivos da música brasileira, artistas de projecção mundial, e um clássico absoluto que se tornou o hino de resistência à censura durante os anos mais sombrios da ditadura. E, no entanto, Paz optou por elevar a música na íntegra, apostando no próprio hino que todos conhecemos de cor, cantamos e prezamos, para encenar seu retorno, sem dar o devido crédito aos verdadeiros autores. Fim.”
“Hang Tough” conta com participações de peso, como o baterista Josh Freese (Nine Inch Nails, ex-Foo Fighters), o guitarrista Troy Van Leeuwen (Queens of the Stone Age) e o músico Jeffertiti (Father John Misty).
Inclusivé, esta não é a primeira vez que Freese e Van Leeuwen trabalham com Paz. Os artistas já dividiram palco nos tempos de A Perfect Circle, reforçando a conexão criativa de longa data entre eles.
Paz assinou a composição de todas as músicas do seu novo disco Triste, e ainda gravou todos os instrumentos do disco, com exceção das contribuições especiais dos convidados.
