O instrumento em questão é uma Gibson ES-345, originalmente alugada da loja Norman’s Rare Guitars, localizada em Los Angeles. Entretanto, quando a produção do filme contactou o dono, Norman Harris, para usar o instrumento na sequência, “Regresso ao Futuro – Parte 2”, ele não estava mais em sua posse — e nunca foi encontrada novamente.
Em publicação no Instagram, o diretor de Brand Experience da Gibson, Mark Agnesi, escreveu:
“Eu comecei a tocar guitarra por causa de Michael J. Fox e essa cena de ‘Regresso ao Futuro’. Comecei a procurar por essa ES-345 1961 vermelho-cereja desde 2009, no meu primeiro dia de trabalho na loja Norman’s Rare Guitars. Após 16 anos de procura, hoje peço-vos ajuda.”
O post é acompanhado de um vídeo no qual Michael J. Fox, Christopher Lloyd, Lea Thompson e Harry Waters Jr., integrantes do elenco de “Regresso ao Futuro”, contam a história do instrumento e explicam a campanha. Ao fim, são interrompidos por Huey Lewis, que cantou a música-tema do filme.
A partir de hoje, a companhia americana estabeleceu um site e uma linha telefónica especial (+1-855-345-1955) para receber dicas sobre o paradeiro da guitarra. Existe uma contagem regressiva também que dura até 21 de outubro, data na qual Marty McFly retorna ao passado em 1955.
