Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
A cerimónia dos Óscares de 2025 decorreu praticamente sem incidentes. Ninguém foi esbofeteado, ninguém recebeu o prémio errado e ninguém se embaraçou publicamente. No entanto, o evento conseguiu gerar polémica online devido às estrelas que foram omitidas do segmento In Memoriam, incluindo Michelle Trachtenberg, Bernard Hill e Shannen Doherty.

Nos últimos anos, a Academia tem feito esforços para reconhecer não apenas as estrelas que vemos no ecrã e os profissionais por trás das câmaras, mas também aqueles que tornam possível que os filmes cheguem ao público. De escritores e editores a coreógrafos e publicitários, a lista de falecidos ao longo do último ano é muitas vezes extensa. No entanto, ao tentar abranger todas as áreas da indústria, a Academia abre-se frequentemente a críticas por deixar de fora algumas figuras importantes neste segmento emocional.

Embora a homenagem tenha incluído rostos conhecidos como David Lynch, James Earl Jones, Donald Sutherland e Gene Hackman, os fãs rapidamente apontaram a ausência de várias outras estrelas famosas. Entre os nomes omitidos estavam Michelle Trachtenberg, estrela de Buffy, Caçadora de Vampiros e Gossip Girl, que faleceu na semana anterior à cerimónia, Shannen Doherty, Chance Perdomo de Gen V, Bernard Hill de O Senhor dos Anéis, e o ícone do terror Tony Todd. Além deles, também Alain Delon, Tony Roberts, Olivia Hussey de Romeu e Julieta, Linda Lavin, James Darren, Mitzi Gaynor, Martin Mull e o cineasta documental Morgan Spurlock ficaram de fora.

Claro que o segmento In Memoriam enfrenta o difícil desafio de incluir todas as figuras da indústria cinematográfica num curto espaço de tempo, o que inevitavelmente significa que algumas pessoas acabam por não ser mencionadas.

Apesar das críticas pela ausência de Doherty, Todd, Perdomo e Trachtenberg, a cerimónia que celebra o cinema fez questão de prestar tributo a muitos outros nomes que marcaram a indústria. Whoopi Goldberg e Oprah Winfrey introduziram uma homenagem musical ao falecido Quincy Jones, com Queen Latifah a interpretar Ease on Down the Road de The Wiz. Antes do segmento completo do In Memoriam, Morgan Freeman prestou uma homenagem pessoal a Gene Hackman.

Naturalmente, o vídeo do In Memoriam serviu para recordar ao público os grandes atores, escritores, realizadores, diretores de fotografia e muitos outros talentos que partiram no último ano. Com uma indústria tão vasta como Hollywood, é quase impossível mencionar todos os que faleceram, mas isso não significa que aqueles que não foram incluídos na montagem sejam menos respeitados, lembrados ou admirados pela comunidade cinematográfica.