Numa declaração publicada nas redes sociais, a família escreveu: “É com o coração partido que anunciamos que o nosso amado pai, Brian Wilson, faleceu. Estamos sem palavras neste momento. Pedimos que respeitem a nossa privacidade enquanto a nossa família está de luto. Sabemos que estamos a partilhar a nossa dor com o mundo. Amor e Misericórdia.”
A família não revelou a causa da morte de Wilson.
No ano passado, foi revelado que Wilson sofria de demência, após ter sido instaurada uma tutela legal na sequência da morte da sua esposa, Melinda.
Documentos do tribunal relacionados com o processo de tutela indicavam que Wilson “não tem capacidade para dar consentimento informado relativamente à administração de medicamentos apropriados para o tratamento de perturbações neurocognitivas graves (incluindo demência).”
Após o pedido, o juiz do Tribunal Superior, Gus T May, aprovou a petição apresentada pela família de Wilson, nomeando a sua assessora de imprensa de longa data, Jean Sievers, e a sua agente, LeeAnn Hard, como tutoras legais.
Wilson foi casado com Melinda de 1995 até à sua morte, em 2024. Após o falecimento da esposa, o cantor dos The Beach Boys declarou: “A Melinda era mais do que a minha mulher. Era a minha salvadora. Deu-me a segurança emocional de que eu precisava para ter uma carreira. Incentivou-me a fazer a música que me era mais íntima. Era o meu alicerce.”
Em maio passado, Mike Love e Bruce Johnston, dos The Beach Boys, partilharam a esperança de voltar a trabalhar com Wilson em termos musicais. Love comentou sobre o estado de saúde de Wilson no programa Today, da BBC Radio 4: “Encontrámo-nos em Paradise Cove (em Los Angeles) no final do documentário. Ele lembrava-se de coisas dos tempos de liceu que eu já tinha esquecido. A sua memória de longo prazo continua lá.”
Apesar da luta contra a demência, Love afirmou que Wilson manteve-se um músico talentoso até ao fim: “As suas capacidades musicais, enquanto estiver vivo, estarão lá, mas ele precisa de supervisão médica e cuidados. A sua esposa tratava disso.”
Wilson foi membro fundador e a principal força criativa dos The Beach Boys, banda que redefiniu a música pop nos anos 60 com o álbum icónico Pet Sounds. O grupo de surf rock já tinha tido vários êxitos antes de lançar essa obra-prima em 1966, mas o LP transformou completamente o panorama musical.
