Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Desde 2016, Rick Beato mantém no YouTube o canal Everything Music. Entre os vídeos de maior sucesso, estão as entrevistas conduzidas pelo músico e educador, que costuma receber nomes de peso.

Só recentemente, foram publicadas entrevistas com Neal Schon, Wolfgang Van Halen e Justin Hawkins. Alguns dos vídeos mais vistos incluem conversas com Sting, David Gilmour e Yngwie Malmsteen.

Mas, independentemente de quem seja o convidado, o profissional segue uma regra curiosa: nunca tocar o instrumento do artista com quem está conversando.

Durante entrevista à Guitar Player, Beato trouxe o assunto à tona. Ainda, revelou que costuma recusar mesmo que o entrevistado ofereça: 

“Eu tento nunca encostar nos instrumentos de ninguém. Mesmo que a pessoa ofereça, eu digo que não quero. Já aconteceu de me entregarem instrumentos.”

Dando continuidade, Beato contou que já recusou convites de Peter Frampton e Larry Carlton nesse sentido:

“A primeira vez que conheci o Peter Frampton, ele me passou a Les Paul preta dele, e eu devolvi na hora. O Larry Carlton me entregou a [Gibson ES-]335 dele e eu também devolvi. Eu sempre digo: ‘eu não vou tocar isso.’ Já teve muita gente que me ofereceu suas guitarras e eu sempre digo: ‘Não, obrigado’.”

Como ressaltado pelo veículo, “não são as guitarras que impressionam Beato, e sim os músicos. Por isso, ele prefere que seus convidados toquem seus próprios instrumentos, em vez de gastar tempo tocando ele mesmo”. Para exemplificar a questão, Rick citou o mencionado guitarrista do Journey:

“Já vi o Neal tocar milhares de vezes, mas você não consegue perceber o que alguém está fazendo a menos que esteja bem ao lado. Ele me mostrou como segura a palheta, como toca e tudo mais.”

Sobre Rick Beato
Richard John Beato, conhecido como Rick Beato, nasceu em 24 de abril de 1962 em Fairport, Nova York, nos Estados Unidos. Formado em música pela Ithaca College e com mestrado em estudos de jazz pelo New England Conservatory of Music, iniciou sua carreira como músico de jazz profissional e professor universitário. 

Ao longo dos anos, ainda actuou como produtor musical, engenheiro de som e multi-instrumentista, mas o reconhecimento maior veio pelo canal Everything Music, activo no YouTube desde 2016. Só na plataforma, o profissional acumula 5,3 milhões de inscritos. Por lá, publica vídeos educativos sobre teoria musical, análise de canções, técnicas de produção e entrevistas.