Como noticiado, Sting está a ser processado pelos seus antigos companheiros dos The Police. No fim de agosto, saiu a informação de que o baterista Stewart Copeland e o guitarrista Andy Summers acusam o vocalista e baixista de dever uma fortuna em royalties aos músicos.
Até então, detalhes não haviam sido divulgados. Agora, porém, o caso ganhou novos desdobramentos.
Segundo o New York Times (via Rolling Stone), o valor supostamente a ser pago é de aproximadamente US$ 2 milhões. Isso porque Copeland e Summers dizem ter direito a, pelo menos, uma “compensação” extra por terem colaborado com os arranjos das canções do grupo.
A disputa teria como um de seus focos centrais a renda advinda do clássico “Every Breath You Take”. Conforme compartilhado pelo Daily Mail, Sting recebe £550 mil anualmente com a canção de 1983 — o que dá mais de €649 000 na cotação atual —, porém não compartilharia o dinheiro.
Como resposta, os advogados de Sting afirmaram que o cantor não deixou de remunerar os ex-colegas e descreveu a ação como “uma tentativa ilegítima” de reinterpretar um acordo assinado pelos três membros em 2016. Em tese, o contrato estipulou uma quantia para o artista desembolsar aos integrantes quando as músicas dos The Police fossem utilizadas em programas de TV e filmes.
Segundo a defesa, Sting tecnicamente não teria obrigação de repassar nada aos outros dois músicos. Argumenta-se que o baterista e o guitarrista não só foram devidamente compensados, como também podem até ter sido “consideravelmente pagos a mais”.
Uma audiência está marcada para acontecer em janeiro. Procurados pela Rolling Stone, representantes de ambos os lados não se manifestaram.
A autoria de “Every Breath You Take”
Presente no álbum “Synchronicity” (1983), “Every Breath You Take” é o maior sucesso da carreira dos The Police. A música foi a única da carreira do trio a alcançar o número 1 na Billboard Hot 100, principal tabela de singles dos Estados Unidos. O feito foi repetido no Reino Unido, onde a canção se tornou a quinta da banda a atingir o topo.
Durante aparição no podcast “The Jeremy White Show” (transcrita pelo Ultimate Classic Rock) em 2023, o guitarrista Andy Summers já havia revelado ter um acerto de contas a resolver com o baixista e vocalista Sting em relação aos créditos da composição:
“É um assunto bastante controverso e que está muito vivo no momento. Essa música estava indo para o lixo até eu interferir. Acho que isso é participar da composição, com certeza. Há uma discussão em andamento e algo pode acontecer no ano que vem.”
Summers também recordou os conflitos que quase levaram ao descarte do hit durante conversa com o Guitarist.
“Eles não chegavam a um acordo sobre para onde ir. Estavam decididos a descartá-la. Até que Sting pediu para que eu assumisse o controle. Foi quando criei o riff de guitarra. Acabou saindo essa peça imortal que todos os aspirantes a músicos aprendem. Aplaudiram-me de pé no estúdio.”
Sting começou a trabalhar em “Every Breath You Take” em 1982, após o rompimento com sua primeira esposa, Frances Tomelty, e o subsequente início de relacionamento com uma amiga dela, Trudie Styler.
Em outubro de 2022, o videoclipe da música virou o primeiro da carreira dos The Police a ultrapassar um bilhão de streams no YouTube. Anteriormente, a faixa já havia superado a casa bilionária no Spotify, onde hoje acumula 2,8 bilhões de reproduções. Em 2019, foi homenageada no BMI Pop Awards pelas mais de 15 milhões de execuções em rádios britânicas.
