Diversos fatores podem despertar a curiosidade de um ouvinte por uma banda, mas poucos chamam tanta atenção de imediato quanto o nome escolhido pelo grupo.
A escolha de um nome pode ser considerada uma das decisões mais importantes e, às vezes, mais aleatórias na trajetória de uma banda. Isso porque o nome escolhido irá acompanhar o grupo por toda a sua carreira, seja na capa dos álbuns, nas redes sociais ou na memória dos fãs.
É sempre muito interessante para um fã descobrir qual foi a história que motivou seus ídolos a terem escolhido aquele nome para acompanhá-lo durante toda a sua trajetória musical e por isso, a seguir, reunimos 10 histórias interessantes e surpreendentes sobre como algumas das bandas mais famosas do mundo escolheram os seus nomes.
1. Led Zeppelin
Existem diferentes versões sobre como o nome Led Zeppelin surgiu mas, de acordo com a própria banda, o nome foi escolhido após um comentário depreciativo feito por Keith Moon, baterista do The Who.
Os relatos apontam que, depois de Jimmy Page ter dito a Moon que estava pensando em montar um supergrupo com Jeff Beck e John Entwistle, Keith teria respondido que a ideia iria afundar como um “balão de chumbo” – em inglês, “lead balloon”.
Inspirado pelo comentário do músico, o grupo decidiu usar o maior balão possível, um zepelim, e transformar o insulto no seu nome.
2. Lynyrd Skynyrd
Os integrantes dos Lynyrd Skynyrd foram alunos de um professor na adolescência conhecido como Skinner. Conhecido por sua rigidez em relação ao cumprimento das regras do colégio, o professor não gostava quando os membros da banda deixavam o cabelo crescer e se recusavam a cortá-lo.
Apesar da relação difícil, Skinner acabou desempenhando um papel fundamental na formação do grupo. Segundo Gary Rossington, “Skinner teve um impacto tão profundo nos nossos jovens que, por fim, nos levou a baptizar a banda, que vocês conhecem como Lynyrd Skynyrd, em sua homenagem”.
3. Foo Fighters
Enquanto era baterista dos Nirvana, Dave Grohl preferia deixar as composições e os vocais sob responsabilidade de Kurt Cobain, mas no seu tempo livre o músico já trabalhava em canções que foram lançadas por ele sob o nome Foo Fighters, já que ele tinha receio do que os fãs poderiam pensar que ele teria uma carreira solo.
“Se eu realmente tivesse considerado isso uma carreira, provavelmente teria dado outro nome, porque é o nome de banda mais idiota do mundo”, declarou Grohl certa vez ao falar sobre o nome escolhido.
Dave sempre foi um fanático por OVINs e, na época, inspirou-se em livros sobre o tema para escolher o nome Foo Fighters. Segundo o Smithsonian, “foo fighters” era o termo usado pelo exército dos EUA para descrever objetos voadores não identificados antes da popularização do termo OVNI.
4. Nirvana
Por outro lado, a lendária banda que foi liderada pelo saudoso Kurt Cobain cogitou alguns nomes antes de chegar ao nome definitivo, Nirvana. O grupo considerou opções como Skid Row (pois é!), Ted Ed Fred e Pen Cap Chew, porém Cobain queria algo que não seguisse exatamente a estética grunge:
“Eu queria um nome que fosse bonito ou simpático e bonito, em vez de um nome punk maldoso e obsceno como Angry Samoans.”
O nome Nirvana representa a libertação do ciclo quase infinito de nascimento e renascimento, que é o objetivo final do budismo.
5. Green Day
O trio formado por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool iniciou sua trajetória no Punk Rock sendo conhecido como “Sweet Children”. Porém, para evitar confusão com outro grupo da cena, chamado Sweet Baby, os músicos mudaram seu nome para Green Day.
Apesar da banda não ter confirmado oficialmente o significado do nome, muitos fãs apontam que se trata de uma gíria local da região da Califórnia, usada para descrever um dia que é dedicado inteiramente a fumar maconha – algo que parece refletir o espírito dos primeiros trabalhos da banda.
6. Radiohead
É bastante curioso, mas Chico Buarque influenciou directamente o nome da banda britânica Radiohead. Isso porque ena sua canção de 1985 “O último blues” o brasileiro usa a expressão “Rádio Cabeça”, algo que agradou ao músico americano David Byrne, que o usou de inspiração para lançar a música “Radio Head” no disco True Stories (1986) dos Talking Heads.
Cinco anos depois, Thom Yorke precisou mudar o nome da sua banda, que até então se chamava “On a Friday”, e escolheu Radiohead em homenagem à música dos Talking Heads.
7. Linkin Park
Os Linkin Park inicialmente chamavam-se “Hybrid Theory”, mas acabaram impedidos de usar o nome por questões legais – e foi assim que a banda deu o título do seu primeiro disco de estúdio.
O plano B da banda para o nome, no entanto, veio de um parque em Santa Mónica que tinha ligação com Chester Bennington, que supostamente dormiu algumas noites no chamado Lincoln Park. Na época, para garantir o domínio do site do grupo, eles simplesmente mudaram a grafia para “Linkin”.
Em entrevista ao ESPN Sports and Music Awards, o baixista Dave Farrell comentou:
“Em toda grande cidade que você visita, há um Lincoln Park que é um parque ou uma comunidade. Por um tempo, todos pensavam que éramos locais, como uma banda de apoio”.
8. Def Leppard
O vocalista Joe Elliott criou o nome dos Def Leppard durante uma aula de artes, quando o tédio o fez desenhar cenas de shows de rock ao invés de seguir a proposta da aula de criar retratos de natureza morta.
Segundo o vocalista, ele passou o semestre criando posteres de bandas que ele gostaria de ter visto ou que gostaria de ver e, nesse processo, começou a inventar nomes – até que um deles foi “Deaf Leopard”, ou “leopardo surdo”.
A escolha não agradou de imediato todos os integrantes, mas ganhou força após sugestões do baterista Tony Kenning. Elliott relembra a ideia de Kenning: “Se simplesmente removermos o ‘a’ e transformarmos o ‘o’ em um ‘p’, ficará tão bom quanto parece.”
9. Eminem
Antes de se ter tornado um dos maiores nomes do Rap, Marshall Mathers precisava ficar conhecido na cena e, por isso, usou diversos nomes para divulgar seu trabalho no início dos anos 2000.
Um dos seus nomes artísticos foi “M&M”, que surgiu a partir de suas iniciais, mas a semelhança com a gigante empresa de doces poderia lhe causar problemas. Sua solução foi simples: adotar o nome fonético “Eminem”!
10. Daft Punk
Os Daft Punk surgiram a partir de uma banda chamada Darlin’, formada por Thomas Bangalter, Guy-Manuel de Homem-Christo e Laurent Brancowitz. Com Brancowitz assumindo a guitarra do grupo Phoenix, Bangalter e Homem-Christo assumiram as icónicas identidades robóticas que iriam marcar uma era.
A dupla decidiu mudar o nome do grupo após o crítico musical Dave Jennings ter classificado o som dos Darlin’ como “daft punk trash” (algo como “lixo punk estúpido”, em tradução livre) na extinta revista Melody Maker. O comentário acabou incentivando a mudança do nome de um dos projetos mais influentes da música eletrónica!
