A Wampler acaba de anunciar o TCD, a sua versão de um clássico circuito de overdrive com algumas modificações no design original.
O Wampler TCD, ou ‘The Compulsion Drive’, é uma versão modificada do circuito de outro fabricante boutique americano, por isso não é um design original. No entanto, como referi, foi alterado para ser muito mais versátil.
4 Circuitos Clássicos
Esta modificação é feita através de DIP switches internos que permitem 4 variações de circuitos clássicos num só pedal. Não sou grande fã de switches internos, pois tornam o ajuste dos pedais complicado durante uma atuação ao vivo ou em estúdio, caso se queira mudar facilmente entre circuitos.
Prefiro muito mais ter os DIP switches do lado de fora para fácil acesso. A Chase Bliss faz isso, colocando-os na parte de trás do pedal, o que é fácil de fazer.
Switches Fat & Diode
O switch Fat adiciona instantaneamente calor profundo nos graves, proporcionando uma base mais espessa e robusta ao som. O switch Diode adiciona um díodo de clipping extra, mudando o perfil de ganho para uma distorção mais apertada e saturada.
Sinto que os switches Fat e Diode teriam sido mais úteis se estivessem fora do pedal. No estúdio gosto de ajustar, e switches internos “definir e esquecer” não são práticos para mim.
Controlo
O overdrive/distorsão tem uma EQ típica de três bandas (Graves, Médios, Agudos), Controlo de Volume e Ganho, além de um interruptor Mode na frente que permite mudar o modo de clipping.
Na posição para baixo tem a estrutura tradicional de ganho; na posição para cima, tem estágios de ganho MOSFET em cascata. A Wampler diz que isso oferece um som “mais agressivo e mais parecido com válvula”.
Conclusão
Se é perfeccionista em relação aos seus sons de drive, pode gostar do que a Wampler criou. No papel, oferece uma grande variedade de variações de drive num só pedal. Só gostaria que tivessem colocado os DIP switches do lado de fora para ser mais fácil de usar.
O preço é bastante razoável pela quantidade de variações que oferece num só pedal. Gosto dos pedais Wampler, pois o Velvet Fuzz original é algo que uso há anos e a que continuo a voltar.
A qualidade de construção é boa, usam tomadas na parte superior e este pedal funciona entre 9 e 18 volts, adaptando-se bem à maioria dos setups de pedalboard.
Preço & Disponibilidade
O Wampler TCD está disponível por €219,00.
