Nomeado para um Grammy e eleito Guitar Player of the Year nos International Bluegrass Music Awards, Trey Hensley tem apenas cerca de trinta e poucos anos. Agora, a lenda de Nashville recebe uma nova guitarra signature: a Trey Hensley Gold Label 510e! A Taylor configurou esta dreadnought totalmente de acordo com as suas preferências.
Quem é Trey Hensley e o que torna o seu modelo signature especial?
Confesso que não estou muito familiarizado com o bluegrass contemporâneo, por isso Trey Hensley inicialmente não me dizia muito. Segundo a Wikipedia, Trey fez a sua estreia ao vivo aos 11 anos, tocou com lendas como Johnny Cash, June Carter e Earl Scruggs ainda em jovem, e mudou-se para Nashville aos 23.
Descobriu a sua vocação cedo! E ao ouvir as suas músicas melancólicas e sonhadoras, percebe-se bem a quantidade de alma e emoção que combina com uma técnica de guitarra muito delicada e dinâmica. Ah, e também foi nomeado para um Grammy: em 2016 recebeu uma nomeação para Melhor Álbum de Bluegrass com Before the Sun Goes Down.
Era apenas uma questão de tempo até que a Taylor e Trey se juntassem para criar a Trey Hensley Gold Label 510e, o seu mais recente modelo signature. Baseada numa 510e, esta versão apresenta cordas diferentes e um sistema de captação distinto.
Que tipos de madeira utiliza a Taylor na Trey Hensley Gold Label 510e Special Edition?
A dreadnought de ombros quadrados é totalmente maciça e inclui fundo e ilhargas em mogno, como já se vê nos modelos 510e. No entanto, a Taylor utiliza abeto Sitka em vez de abeto Lutz no tampo, o que deve resultar numa ligeira diferença tonal.
Inclui também o V-Class bracing introduzido nos modelos anteriores da série Gold Label, assim como o novo sistema de ligação do braço chamado “Action Control”.
A marca mantém-se fiel aos elementos da 510e no que diz respeito à madeira do braço (mogno) e da escala (ébano), bem como ao perfil do braço (V) da Trey Hensley Gold Label 510e. Há ainda 20 trastes com incrustações crest, ponte em pau-rosa hondurenho e pestana em micarta. O modelo signature vem equipado com um conjunto de cordas D’Addario XS Coated Phosphor Bronze Light (.012 – .053).
A guitarra inclui ainda um sistema de captação frequentemente usado por Trey nas suas atuações, ligeiramente diferente da versão standard: o L. R. Baggs Anthem SL.
Conclusão
O que a Taylor e Trey Hensley criaram com a Trey Hensley Gold Label 510e certamente vai agradar tanto aos fãs de bluegrass como aos seguidores do próprio Trey. As melhores madeiras, um visual intemporal, um estojo lindíssimo e, acima de tudo, um som quente e dinâmico—não há nada mais Taylor ou mais bluegrass do que isto.
Preço e disponibilidade
A Taylor Trey Hensley Gold Label 510e Special Edition já pode ser encomendada por 3.199,00 €. O prazo estimado de entrega é de nove a doze semanas.
