A Gibson Firebird Platypus regressa como uma reedição de uma rara versão da Firebird dos meados dos anos 60, agora com algumas atualizações modernas.
Construção Set-Neck
O modelo apresenta um corpo em mogno, com o icónico design invertido da Firebird, mas distingue-se pela construção set-neck, semelhante aos modelos non-reverse. O braço SlimTaper e a inconfundível cabeça em forma de ornitorrinco conferem-lhe uma identidade visual e sonora marcante.
A escala em rosewood com binding inclui as clássicas marcações trapezoidais e 22 trastes com tratamento criogénico. Por fim, o atraente pickguard com o grafismo Firebird completa o conjunto.
Enquanto a Firebird tradicionalmente possui um design neck-through, esta versão Platypus terá uma sensação e um timbre distintos devido à sua construção.
Mini-Humbuckers
A Platypus oferece o clássico som da Firebird, graças aos mini-humbuckers com ímanes de Alnico V, cada um com os seus próprios controlos de Volume e Tone. Todos os modelos vintage Firebird Platypus que já toquei tinham pickups P-90, pelo que esta é mais uma pequena variação na fórmula tradicional dos anos 60.
Entre as atualizações modernas, destacam-se a pestana Graph Tech, a ponte Nashville Tune-o-Matic em alumínio e as afinadores Grover Mini Rotomatic, que garantem maior estabilidade e durabilidade.
Normalmente, a Firebird utiliza afinadores de banjo, mas este novo design da cabeça em forma de ornitorrinco adota um layout 6-em-linha com afinadores Grover Mini Rotomatic, marcando mais uma diferença significativa.
Preço e Disponibilidade
A nova Gibson Firebird Platypus está disponível nos acabamentos nitrocelulose Ebony, Tobacco Sunburst e Vintage Cherry. O preço inclui um estojo rígido Gibson, essencial para a Firebird devido ao seu formato de corpo específico por um preço de 2.499,00€.
