A ESI entra na competição dos sintetizadores com o Xsynth, o primeiro sintetizador da marca, conhecida sobretudo pelos seus controladores MIDI portáteis como a série Xkey e o Xjam. O ESI Xsynth tem um aspeto muito semelhante ao Xkey 25, embora com várias diferenças, como teclas mais curtas e um design em coral.
Motor de Síntese
O Xsynth é um sintetizador digital com três osciladores capazes de reproduzir uma variedade de formas de onda. Inclui as formas de onda analógicas habituais, mas também sons mais invulgares, como gravações de campo de sons ambientais. Inclui ainda uma série de sons de percussão.
O motor de síntese também conta com um filtro multimodo, três LFOs, três envelopes, uma matriz de modulação com até 16 slots e modulação em anel. Também dispõe de arpejador, glide e controlo de oitava.
Em termos de polifonia, o ESI Xsynth oferece até 10 vozes, mas “pelo menos oito vozes em qualquer situação”, segundo o vídeo de demonstração abaixo.
Apesar de poderes fazer toda a programação através do ecrã integrado, também existe um editor de software compatível com computadores Mac e Windows.
Controlador e Interface de Áudio
Tendo em conta a experiência da ESI com controladores MIDI, não surpreende que o Xsynth também possa ser usado como controlador. Possui aftertouch polifónico, bem como quatro controladores que podem enviar mensagens MIDI CC.
Com a entrada auxiliar, também podes usar o Xsynth como interface de áudio via USB. Inclui ainda entradas e saídas MIDI em formato mini-jack.
Preço e Disponibilidade do ESI Xsynth
O ESI Xsynth é um instrumento intrigante. Infelizmente, ainda não há demonstrações de áudio disponíveis, pelo menos que se conheçam.
A ESI planeia vender o Xsynth por 349 € e espera lançá-lo em abril ou maio deste ano.
