Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
A Electro-Harmonix apresentou o Pico Atomic Cluster. Ao contrário de muitos outros pedais da série Pico, este é uma ideia original, não baseada numa versão maior. Este chamado Spectral Decomposer aproxima a EHX do território sonoro da Chase Bliss. Mas é um design muito mais pequeno e acessível.

Pico Atomic Cluster: Spectral Decomposer
Eu sei, eu sei — “o mais isto ou aquilo” é sempre um exagero. Há demasiados pedais a sair e necessidades demasiado diferentes dentro da comunidade para se concordar numa única escolha. Mas o Pico Atomic Cluster parece ser aquele caso raro de um efeito realmente único que não está cheio de botões, knobs e dezenas de funções secundárias.

Um pedal minúsculo, possibilidades sonoras infinitas!
Até agora, a série Pico da EHX concentrou-se sobretudo em condensar alguns dos seus pedais mais adorados em caixas compactas, amigas da pedalboard, mantendo as funções essenciais dos modelos maiores. Já vimos o Platform compressor, o 360+ looper, e mais recentemente o Pico Swello. O Pico Atomic Cluster leva a Electro-Harmonix — e talvez o mundo dos pedais no geral — para um território sonoro completamente novo.

O Pico Atomic Cluster pode produzir dois tipos de sons: ou sons mais irregulares, glitchy, “atómicos”; ou texturas mais atmosféricas e difusas, tipo pads. Os sons glitchy fazem lembrar alguns dos sons super bit-crushed do Lossy da CBA ou até o efeito Aetherizer do Absynth (quem sabe, sabe). Os sons mais difusos chegam por vezes ao território de Mk.Gee.

Controlo simples, sons totalmente novos
Para o seu tamanho e fluxo de trabalho simples, o Pico Atomic Cluster oferece uma versatilidade sonora surpreendente. O controlo mais importante é o Atomic. Quanto mais o rodares no sentido anti-horário, mais ele fragmenta o sinal — o que, tecnicamente, determina “o número de oscilações ressonantes num dado momento”. Totalmente para a esquerda, soa apenas a um par de ondas senoidais irregulares.

Com o Speed, o knob ao lado, determinas o quão irregular/ondulante o sinal fica, ou seja, com que frequência o pedal “actualiza os osciladores”, segundo a EHX. O pedal oferece ainda tap tempo para ajustares a velocidade do algoritmo.

O terceiro parâmetro exclusivo altera as envelopes dessas oscilações. O modo padrão Sharp produz oscilações irregulares e glitchy. Com o botão Mode, podes mudar para o modo Smooth, onde os sons se tornam mais texturais e tipo pad. O knob Blend define o nível seco/molhado e o Volume ajusta o volume global do efeito.

Quanto custa o EHX Pico Atomic Cluster?
O EHX Pico Atomic Cluster está disponível por 129,00€.