O HeadRoom original da Carl Martin chamou a atenção em 2016: um pedal gigante de spring reverb real, com um visual vintage e a um preço muito acessível. Com o HeadRoom Mini, os dinamarqueses acompanharam os tempos e reduziram o efeito. Um spring reverb real tornou-se uma emulação digital. Mas muito do original permanece.
HeadRoom Mini: Do maxi ao mini
Três molas, botões "chicken-head", dois canais de reverb – o HeadRoom original fez sucesso em 2016, oferecendo um pedal de spring reverb acessível e com um ótimo som. Mas, olhando para o efeito na perspetiva atual, com pedalboards cada vez mais cheias e o crescente uso de sinais estéreo, ele parece um pouco ultrapassado.
Com o spring reverb, surge um problema ao tentar reduzir o tamanho do pedal. Isto porque as molas em espiral precisam de um determinado comprimento para alcançar o comportamento vibratório correto. A Carl Martin resolveu isto ao emular digitalmente o som do original, permitindo assim a transição do maxi para o mini. A ideia base de oferecer dois canais de reverb com configurações distintas foi mantida no HeadRoom Mini.
Dois Canais
Tal como o original, o HeadRoom Mini tem um funcionamento simples. O pedal oferece dois canais de reverb, cada um com configurações de reverb completamente diferentes. Cada canal conta com controlos de Reverb (chamado Level no original), que ajusta a intensidade do efeito, e Tone, com um filtro LP/HP para moldar a tonalidade do reverb.
Outra vantagem da emulação digital é a possibilidade de ajustar o tempo do reverb através do Decay. Isto não seria possível num spring reverb analógico puro, onde a dinâmica do sinal de entrada e o comprimento das molas determinam a duração do efeito. A troca entre os dois canais é feita através do footswitch Select.
O efeito em si é ativado pelo segundo footswitch, Bypass. O HeadRoom Mini também conta com buffered bypass, o que minimiza a perda de sinal, mesmo com cabos longos. Isto é útil quando o pedal está num rack e não diretamente no palco.
Dual Mono
A Carl Martin não se limita a acompanhar os tempos na emulação digital e no tamanho compacto do pedal. O fluxo de sinal estéreo já é padrão na maioria dos pedais de reverb, e o HeadRoom Mini oferece essa possibilidade (de certa forma) tanto na entrada quanto na saída, ao utilizar um cabo TRS.
Dessa forma, é possível enviar o sinal reverberado para dois amplificadores, criando um som ainda maior. Tecnicamente, e como a própria Carl Martin descreve, trata-se de um dual mono, e não um verdadeiro estéreo.
Com as duas configurações do pedal, a funcionalidade de controlo remoto pode não ser o maior destaque. No entanto, se usar o pedal num rack e quiser alternar entre os canais ou ativar o efeito à distância, pode fazê-lo através da entrada Remote.
Quanto Custa o Carl Martin HeadRoom Mini?
O pedal de reverb Carl Martin HeadRoom Mini custa 279 euros.
