Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
Já esperávamos por algo assim, especialmente após os teasers com referências à polifonia de 4 vozes. A Behringer decidiu inovar no modelo D, lançando uma versão polifónica – fantástico! E, na minha opinião, a melhor decisão foi lançar este sintetizador com um design tradicional em vez do formato Eurorack, como acontece com os modelos D, Neutron, Pro 1 e Wasp. É assim que se cria um clássico: visual apelativo, som que já adoramos e a adição de polifonia, algo muito aguardado.

O Poly D é essencialmente um sintetizador analógico de 4 osciladores, que pode ser usado como:
  • Um monosynth de 4 osciladores,
  • Um synth de uníssono com 2 vozes/2 osciladores,
  • Ou um polysynth de 4 vozes com 1 oscilador por voz.

Embora haja debate sobre ser um “verdadeiro” sintetizador polifónico ou apenas parafónico, a distinção principal é esta: se consegue tocar mais de uma nota ao mesmo tempo, é “polifónico”. No entanto, se todas as vozes passam por um único filtro e uma única secção de envelope (como parece ser o caso aqui), então tem articulação “parafónica”. Apesar das diferenças nas definições, o importante é sabermos do que estamos a falar.

As primeiras análises confirmam que o Poly D tem um único filtro, um VCA e uma secção de envelope, tornando-o oficialmente um sintetizador polifónico de 4 vozes com articulação parafónica.

O Que Mais Sabemos?
Inclui uma secção de chorus modelada no Juno 60, uma secção de distorção inspirada no pedal DS-1, um sequenciador polifónico de 32 passos, e um arpejador embutido.

O design inspirado no Minimoog é de encher os olhos. Os botões são maiores e mais confortáveis do que os do Model D, e este era o caminho que deveriam ter seguido desde o início. O teclado tem 3 oitavas, rodas de pitch e modulação adequadas, laterais em madeira, um painel que pode ser ajustado em 3 posições diferentes, e conta ainda com algumas conexões CV, além de MIDI e USB.    

Divisão de Clock Útil Integrada
O Behringer Poly D recebeu uma funcionalidade de divisão de clock diretamente no sintetizador, juntamente com outras melhorias, na atualização de firmware versão 1.1.3.

A popular versão de quatro vozes do Minimoog da Behringer, o Poly D, adicionou um recurso muito solicitado pelos utilizadores. Anteriormente, ajustar a divisão de clock exigia o uso da aplicação (agora obsoleta) Synthtool. Com a nova atualização, os parâmetros de divisão de clock estão acessíveis diretamente no próprio sintetizador.

"Agora é possível ajustar a divisão de clock de 1/4 a 1/32T quando sincronizado a uma fonte externa", anunciou a Behringer na sua página do Facebook. A marca alerta para evitar ajustes de clock enquanto uma sequência está em execução, a fim de evitar problemas de sincronização. Também é possível ajustar o tempo do clock através da aplicação SynthTribe.

Além da divisão de clock, a atualização de firmware traz melhorias ao arpejador.

Os proprietários do Poly D podem realizar a atualização através do site da Behringer.