O sintetizador de bolso CZ-1 Mini da Behringer chega finalmente às lojas, trazendo a Distorção de Fase dos anos 80 comprimida numa caixa do tamanho de um livro de bolso!
Mais vale tarde do que nunca!
O Behringer CZ-1 Mini já estava previsto há quase dois anos, desde que a Behringer anunciou a sua existência pela primeira vez. Depois, a 30 de janeiro de 2024, informaram que as unidades de teste beta tinham sido enviadas — e só voltámos a ouvir falar dele na NAMM deste ano, quando apareceu em público pela primeira vez, juntamente com outros instrumentos há muito aguardados!
Agora está finalmente disponível nas lojas, e já podemos ouvir como soa! Não houve grandes mudanças desde a primeira vez que o vimos, exceto alguns ajustes visuais.
Vamos então ver as especificações: é um sintetizador de 3 vozes que utiliza o método de Distorção de Fase desenvolvido pela Casio em meados dos anos 80 com grande sucesso.
Enquanto todos corriam atrás da Yamaha, a Casio — mais conhecida pelos calculadores e relógios digitais — evoluiu do estilo do VL-Tone e criou um método de síntese que rivalizava com a FM.
Behringer CZ-1 Mini
O CZ-1 Mini mantém as mesmas oito formas de onda e dois DCOs (Digital Controlled Oscillators) dos sintetizadores Casio CZ originais. Estes podem criar 33 formas de onda diferentes quando combinados. Depois são manipulados por ondas controladas digitalmente (uma por DCO), que alteram a intensidade da distorção de fase aplicada.
O gerador de envolvente de oito etapas também está presente, podendo ser aplicado ao pitch, timbre e amplitude.
As três vozes podem ser tocadas em modo monofónico, polifónico ou empilhado.
Além disso, o CZ-1 Mini inclui um filtro analógico e um efeito de chorus, inexistentes nos modelos originais.
A secção de vibrato wave funciona como um LFO, e há ainda um sequenciador de 16 passos para criares os teus próprios padrões, bem como um arpejador de três padrões.
A unidade é alimentada por USB-C e inclui uma porta MIDI In de 5 pinos, uma porta Sync, e MIDI via USB, garantindo fácil ligação a diversos dispositivos.
Num aparelho tão pequeno, o ecrã não poderia ser grande, mas a Behringer conseguiu incluir um mini ecrã OLED, suficiente para a maioria dos utilizadores.
Embora muitos usem controladores externos, o teclado sensível ao toque integrado serve perfeitamente para improvisar em movimento.
Uma funcionalidade muito interessante é que o CZ-1 Mini é compatível com os ficheiros sysex originais dos CZ, o que significa que em breve deverão surgir repositórios online de sons antigos a ganhar nova vida!
