Bem vindo(a)!

O MERCADO SONORO é uma plataforma gratuita de PROCURA & OFERTA de músicos... e não só.
Está no caminho certo para concretizar o seu projecto.
Boa sorte!

FECHAR
ABRIR
O mais pequeno controlador da gama Lab da Arturia, o MicroLab, recebe agora a versão Mk.3, com o objetivo de o convencer a colocá-lo na mochila para criar música em qualquer lugar.

Quando se trata de fazer música em movimento, ou se o seu estúdio no quarto está, como se costuma dizer, “com falta de espaço”, a maioria das marcas oferece uma versão em miniatura dos seus controladores para garantir que não perde nada. O MicroLab da Arturia tem sido um dos mais populares nos últimos anos.

Agora, surge com um novo design e visual para estar em sintonia com o resto da gama de controladores Lab. Sendo honesto, não há muito de novo para explorar em profundidade, mas vamos a isso!

O MicroLab Mk.3 apresenta o design simples que já vimos no MiniLab Mk.3. Mantém as mesmas 25 teclas finas sensíveis à velocidade e as extremidades com aspeto de madeira. Também inclui tiras táteis para pitch e modulação.

Controlo Limitado mas Útil
Alguns fabricantes não conseguem acertar com as tiras de pitch, que mesmo quando se tenta colocar o dedo exatamente no centro, acabam por provocar ligeiras alterações de afinação indesejadas. Não é o caso aqui. Ao colocar o dedo na ranhura central, nada acontece — mas deslize para um dos lados e tudo funciona como esperado. Estas tiras também servem como seletores de Categoria e Predefinições dentro do Analog Lab.

Por cima das tiras, encontram-se os únicos quatro botões do dispositivo. Os botões de Oitava + e – infelizmente não oferecem uma opção de Transposição com a tecla Shift, como acontece no MiniLab, mas têm as funções de Acorde (Chord) e Manter (Hold), o que é bastante útil. Os botões de oitava também permitem aceder às funções ‘Anterior’ e ‘Seguinte’ com a tecla Shift, novamente para uso no Analog Lab. Os canais de saída MIDI são selecionados da forma habitual, com as primeiras 16 teclas do teclado enquanto se mantém o Shift pressionado.

Ligações Traseiras
Na parte de trás, encontramos uma entrada USB-C para alimentação e MIDI (o cabo é incluído) e uma porta de controlo atribuível para pedal ou outro controlador MIDI CC. Presumo que a maioria das pessoas não irá transportar um pedal de sustain ou expressão com este controlador, sendo mais provável que se use com controladores pequenos, como o Loopop PLUS 3, por exemplo.

O teclado é bastante agradável de tocar e o conjunto é leve e robusto o suficiente para aguentar as exigências das viagens. Seis pés de borracha ajudam a mantê-lo firme na secretária ou na mesinha do avião!

Software Incluído
O MicroLab Mk.3 inclui software suficiente para dar os primeiros passos. Recebe o Analog Lab Intro e o Ableton Live Lite, para que possa começar a tocar e gravar assim que o tira da caixa.

Conclusão
Gostava da versão Mk.2, com o seu “pára-choques” colorido que também servia para guardar o cabo. Tirando isso, o Mk.3 é mais uma atualização estética, com exceção do teclado que é o mesmo do MiniLab Mk.3 – e que é surpreendentemente bom para este nível de preço.

No geral, o MicroLab Mk.3 representa uma melhoria em relação ao seu antecessor no que toca à qualidade, conseguindo ainda assim baixar o preço – o que é sempre bem-vindo!
O Arturia MicroLab Mk.3 já está disponível para encomenda, em branco ou preto, por apenas €59.